A pesquisa Vigitel de 2014 revelou que 24,1% da população adulta brasileira tem hipertensão. 26 de abril é marcado pelo dia nacional do combate a esta doença, que não tem cura, mas pode ser tratada para prevenir as complicações. Já foi constatado também que associado a outras complicações é uma doença mata mais que o câncer e a Aids no Brasil.
Foto: Samara Fagundes / Portal A8SE
A hipertensão pode decorrer por vários motivos, uma causa muito comum é a obesidade, segundo o nutricionista Adriano Cavalcanti todos os casos de hipertensão descendem dos processos inflamatórios crônicos. “A doença pode ser prevenida, já que 25% de chances de desenvolver a pressão alta vêm da genética, mas 75% são responsabilizadas pelos fatores ambientais.”, explica o profissional esclarecendo que a alimentação pode ajudar no tratamento da doença.
Uma das formas de tratamento de um hipertenso é o controle de peso, depois vem uma alimentação que o nutricionista sugere que seja individualizada, ou seja, a dieta pode que ser adequada para uns, pode não ser para outros, nesse caso cabe ao profissional indicar a melhor dieta. A prática de exercício físico é outra atitude importante a ser tomada quando do diagnóstico de hipertensão, sempre com acompanhamento de um profissional.
Alimentação
É na alimentação que grande parte dos hipertensos deve ter cuidado e alguns hábitos podem ser modificados. O nutricionista alerta para a grande quantidade de sódio em muitos alimentos industrializados, como os temperos prontos, até mesmo nos adoçantes existe um alto teor de sódio e por isso, é importante estar atento aos rótulos.
Foto: Samara Fagundes / Portal A8S
O sal é um grande vilão para o hipertenso, e por isso deve ser retirado da mesa, o melhor é que seja dissolvido usado com o borrifador na salada, por exemplo. Outra atitude é o consumo de outros tipos de sal, com menor teor de sódio, como por exemplo, o sal rosa do Himalaia, sal negro da Índia, sal vermelho do Havai entre outros que têm menor teor de sódio comprado ao sal de cozinha. Adriano Cavalcanti lista alguns alimentos mais indicados para pessoas com hipertensão, como as verduras, os legumes, todos os integrais, os grãos, as oleaginosas que são ricas em ômega 3, além de frutas e folhas verdes.
O sódio pode ser um realçador de sabor, mas há outras opções que podem ser substituídas, é uma questão de costume, diz o nutricionista. Uma sugestão de Adriano é o tempero da salada usando limão, gengibre e gergelim torrado. Além disso em vez de sal para realçar, podem ser usados o manjericão, o orégano, o alecrim, a sálvia, o tomilho, salsa e outras ervas.
A empresária Nayanna Lessa tem histórico familiar e desde cedo adotou hábitos que previnem a doença e por isso não desenvolveu a hipertensão. “Desde pequena minha comida é com pouco sal, então eu já me acostumei e agora passarei para minha família, é uma questão de adaptação” explica.
Fonte: a8se.com